top of page

Alzheimer em Projeto de Lei

São Paulo poderá ser um exemplo na implementação de ações educativas em centro de referência.



Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências e aos seus familiares. A autoria é do vereador Gilberto Natalini. Um grupo de profissionais que atua há muitos anos no setor está envolvido com o compromisso na elaboração das ações mais pertinentes e necessárias voltadas tanto ao público profissional quanto à população em geral.


Diagnóstico e tratamento, o mais precoce possível!


Quanto antes detectada a doença maior a chance de instalarmos tratamento farmacológico e medidas não-farmacológicas. Isso amplia a possibilidade de qualidade de vida por mais tempo. E isso requer conhecimento.

Este PL 769/2019 contempla programas de atualização profissional ampliando a multiplicação de conhecimentos para identificação precoce inclusive de sinais de alerta.


No programa também ações educativas para estimular hábitos de vida relacionados à promoção de saúde e prevenção de comorbidades, além de estímulos aos fatores protetores como atividade física regular, alimentação saudável, controle de pressão arterial, intervenção cognitiva, controle da Depressão entre outros cuidados.


Apoio a pacientes, familiares e cuidadores


De fundamental importância o apoio no curso da Doença de Alzheimer. É uma enfermidade que afeta a família inteira e também a comunidade. Essencial que se saiba adotar cuidados que melhorem a adesão ao tratamento e minimize o impacto das alterações comportamentais e complicações com a evolução da doença.


Capacitação, portanto, é necessária, com esclarecimento de dúvidas por parte do envolvimento de uma equipe multiprofissional. Bem como o apoio ao cuidador que, em geral, corre sério risco de também adoecer em função da sobrecarga emocional e física.


Sistemas de informação e acompanhamento


Base também para pesquisas.

Também consta neste PL a formação de um Centro de Referência que viabiliza a implantação de sistemas de informação e acompanhamento pelo Poder Público dos casos de Doença de Alzheimer e Outras Demências, grau de evolução, melhorias nas adesões e cuidados, que possibilitam avaliação de padronização visando promoção de saúde e qualidade de vida.


Cuidadores familiares e profissionais também são foco central do núcleo de treinamento para melhor manejo do paciente e para também combater o chamado estresse do cuidador.



Participantes


Na coordenação do grupo que lidera a formulação deste PL Alzheimer juntamente com o médico e vereador Gilberto Natalini estão profissionais de diversos segmentos com experiência na atuação sobre a temática: Ricardo Nitrini, Sonia Brucki e Ceres Eloah Ferretti, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC/FMUSP; Eva Bettine de Almeida, da Associação Brasileira de Gerontologia; Thaís Bento Lima da Silva, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Gilmar Fernandes do Prado, da Associação Brasileira de Neurologia; Marcelo Valente, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Regional São Paulo; Paulo Bertolucci, do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo; Carmen Ponce, do Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer; Alexandre Leopold Busse, do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês e do Serviço de Geriatria do HC/FMUSP; Gislaine Gil, do Vigilantes da Memória; Ana Luisa Rosas, do Ambulatório de Demências do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo; Cleusa Ferri, do Projeto Stride Brasil e Lina Menezes, da Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Bem-Estar e do Tudo sobre Alzheimer.


(em tempo: estaremos sempre informando sobre a evolução nos trâmites deste PL na Câmara Municipal de São Paulo neste espaço)

bottom of page