São Paulo poderá ser um exemplo na implementação de ações educativas em centro de referência.

Em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências e aos seus familiares. A autoria é do vereador Gilberto Natalini. Um grupo de profissionais que atua há muitos anos no setor está envolvido com o compromisso na elaboração das ações mais pertinentes e necessárias voltadas tanto ao público profissional quanto à população em geral.
Diagnóstico e tratamento, o mais precoce possível!
Quanto antes detectada a doença maior a chance de instalarmos tratamento farmacológico e medidas não-farmacológicas. Isso amplia a possibilidade de qualidade de vida por mais tempo. E isso requer conhecimento.
Este PL 769/2019 contempla programas de atualização profissional ampliando a multiplicação de conhecimentos para identificação precoce inclusive de sinais de alerta.
No programa também ações educativas para estimular hábitos de vida relacionados à promoção de saúde e prevenção de comorbidades, além de estímulos aos fatores protetores como atividade física regular, alimentação saudável, controle de pressão arterial, intervenção cognitiva, controle da Depressão entre outros cuidados.
Apoio a pacientes, familiares e cuidadores
De fundamental importância o apoio no curso da Doença de Alzheimer. É uma enfermidade que afeta a família inteira e também a comunidade. Essencial que se saiba adotar cuidados que melhorem a adesão ao tratamento e minimize o impacto das alterações comportamentais e complicações com a evolução da doença.
Capacitação, portanto, é necessária, com esclarecimento de dúvidas por parte do envolvimento de uma equipe multiprofissional. Bem como o apoio ao cuidador que, em geral, corre sério risco de também adoecer em função da sobrecarga emocional e física.
Sistemas de informação e acompanhamento
Base também para pesquisas.
Também consta neste PL a formação de um Centro de Referência que viabiliza a implantação de sistemas de informação e acompanhamento pelo Poder Público dos casos de Doença de Alzheimer e Outras Demências, grau de evolução, melhorias nas adesões e cuidados, que possibilitam avaliação de padronização visando promoção de saúde e qualidade de vida.
Cuidadores familiares e profissionais também são foco central do núcleo de treinamento para melhor manejo do paciente e para também combater o chamado estresse do cuidador.
Participantes
Na coordenação do grupo que lidera a formulação deste PL Alzheimer juntamente com o médico e vereador Gilberto Natalini estão profissionais de diversos segmentos com experiência na atuação sobre a temática: Ricardo Nitrini, Sonia Brucki e Ceres Eloah Ferretti, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC/FMUSP; Eva Bettine de Almeida, da Associação Brasileira de Gerontologia; Thaís Bento Lima da Silva, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Gilmar Fernandes do Prado, da Associação Brasileira de Neurologia; Marcelo Valente, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Regional São Paulo; Paulo Bertolucci, do Setor de Neurologia do Comportamento da Universidade Federal de São Paulo; Carmen Ponce, do Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer; Alexandre Leopold Busse, do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês e do Serviço de Geriatria do HC/FMUSP; Gislaine Gil, do Vigilantes da Memória; Ana Luisa Rosas, do Ambulatório de Demências do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo; Cleusa Ferri, do Projeto Stride Brasil e Lina Menezes, da Faz Muito Bem Longevidade, Saúde e Bem-Estar e do Tudo sobre Alzheimer.
(em tempo: estaremos sempre informando sobre a evolução nos trâmites deste PL na Câmara Municipal de São Paulo neste espaço)