Década do Envelhecimento Saudável

Declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas o período de 2021 a 2030 como Década do Envelhecimento Saudável.




O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tedros Adhanom Ghebreyesus.


Alguns dos focos das iniciativas: mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade dos idosos de participar e contribuir com suas comunidades e sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso a cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.


A Resolução da ONU, que se segue ao recente endosso da Década pela Assembleia Mundial da Saúde, expressa a preocupação de que, apesar da previsibilidade do envelhecimento da população e do seu ritmo acelerado, o mundo não está suficientemente preparado para responder aos direitos e necessidades das pessoas idosas.


Reconhece que o envelhecimento da população afeta nossos sistemas de saúde, mas também muitos outros aspectos da sociedade, incluindo os mercados de trabalho e financeiros e a demanda por bens e serviços, como educação, habitação, cuidados de longa duração, proteção social e informação. Portanto, requer uma abordagem de toda a sociedade.


A Resolução também convoca à Organização Mundial da Saúde para liderar a implementação da Década, em colaboração com as outras organizações da ONU. Governos, organizações internacionais e regionais, sociedade civil, setor privado, academia e mídia são encorajados a apoiar ativamente os objetivos da Década.


(fonte: Paho - Organização Pan-Americana da Saúde)

Notícias do país

Technical unit news

Envelhecimento Saudáv




Inscreva-se e receba novidades

é um prazer ter você com a gente!

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin

© 2013 by FazMuitoBem.

Faz Muito Bem - São Paulo - SP - linamenezes@fazmuitobem.com