Menos Pressão: Live esclarece dúvidas sobre Hipertensão Arterial

Dia 26 abril, das 17h às 18h30, no Facebook pela página MENOS PRESSÃO da SBH



A falta de conhecimento é um inimigo mortal da vida!

Perdi o seo Lúcio, parceiro de trabalho, numa das empresas que atuei. Ele era o motorista, colaborador mais antigo, pessoa do bem. Nos levava para as gravações por SP. Conhecia a cidade na palma da mão, quando nem existia aplicativo no celular. Era bem-humorado, mas muito turrão. Era necessário insistir muito, pegar no pé, quando passava mal pra ele ir à uma consulta. Até que foi. Diagnóstico: Hipertensão Arterial.


Pra controlar a pressão dele, que estava nas alturas, precisou mudar o estilo de vida, comer saudável, fazer exercícios e tomar remédio. Com todo mundo ajudando, ele seguiu toda a recomendação médica. Melhorou, passou a se sentir bem e leve. Vida normal.


Até que quase um ano depois em plena manhã de trabalho, no volante, ele vira pra mim e diz: ‘Você consegue dirigir? Não tô me sentindo muito bem...’. Concordei e perguntei de imediato: ‘O sr tá tomando a medicação pra controlar a pressão, né?’. Só deu tempo dele responder que havia parado há 3 meses porque estava se sentido ótimo! Passávamos em frente a um hospital. Pronto Socorro. Tentativa de reanima-lo. Em vão. Perdemos o querido amigo. Nós e a família dele – com 3 filhos.


Triste. Esse episódio marcou muito. Mas parar o tratamento é uma atitude muito comum. Outro desafio: muita gente nem sabe que a pressão está alta e corre o risco de lesar cérebro, rins, coração. E morrer por isso. Até crianças e adolescentes podem sofrer de Hipertensão Arterial. Segundo dados da SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão) atinge 5% delas. E depois dos 60 anos afeta 50% da população.


O que podemos fazer?

Obter conhecimento, esclarecer dúvidas em fontes confiáveis.


Uma grande oportunidade, portanto, é participar da Live da SBH no próximo dia 26 (abril), a partir das 17 horas.


O presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, o cardiologista Dr Luiz Aparecido Bortolotto participa junto com uma equipe multidisciplinar com especialistas em nutrição, psicologia, enfermagem e educadora física.


Assim, você pode aproveitar e esclarecer todas as dúvidas para ficar bem.


A transmissão será pela página ‘Menos Pressão’ da SBH no Facebook.

Avise a família, os amigos, compartilhe o encontro online ‘Cuidando da Pressão Arterial em Tempos de Pandemia’!


O link pra live: https://www.facebook.com/MenosPressao



Enquanto espera a Live você pode assistir a entrevista que tive o prazer de conduzir com o professor Dr Luiz Aparecido Bortolotto, um grande especialista:

: https://youtu.be/JUbl45YDcRE